nosso lema aula dada aula estudada      hoje

aulada dada, aula estudada. hoje.

Colégio Fênix

Nosso Colégio faz parte do Ecossistema Anglo de Ensino. Nosso lema é “Aula Dada, Aula Estudada Hoje”.

O embasamento teórico filosófico do Colégio Fênix fundamenta-se numa abordagem sócio-interacionista, baseada nos princípios de Lev Vygotsky. Tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. A aprendizagem acontece na troca com outros sujeitos e consigo próprio, internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própria consciência. O professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais na qual a criança aprende por imersão em um ambiente cultural.

O trabalho escolar baseia-se nos princípios de David Ausubel, onde o conceito principal refere-se a aprendizagem significativa, ou seja, um processo pelo qual a nova informação interage com a estrutura do conhecimento do indivíduo.

A teoria da aprendizagem de David Ausubel focaliza principalmente o cognitivismo, reconhecendo a importância da experiência afetiva. O autor propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam, desta forma, construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitam descobrir e redescobrir outros conhecimentos.

A partir disso, a aprendizagem é mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado a partir da relação com seu conhecimento prévio.

Quando o conteúdo escolar a ser aprendido não se liga aos conhecimentos prévios, ocorre o que Ausubel chama de aprendizagem mecânica, esta aprendizagem torna-se, de certa forma, sem valor, visto que prioriza a decoreba, os alunos estudam para a avaliação e após ela, esquecem o conteúdo.

Ausubel refere-se a estes dois extremos como complementares, no sentido de que, em alguns momentos faz-se necessária a aprendizagem mecânica, mas a aprendizagem significativa gera conhecimentos, sendo estes aplicáveis e utilizados além do espaço escola, como também nas vivências e no cotidiano.

A educação possui um papel essencial na sociedade, não apenas pela transmissão e veiculação de saberes, mas por possibilitar que esses saberes adquiridos pelos indivíduos se constituam na base para o futuro de qualquer sociedade.

Tendo em vista a educação do Terceiro Milênio, nos meados da década de 90 a UNESCO – Órgão das Nações Unidas responsável pela educação e cultura criou uma Comissão Internacional sobre o Desenvolvimento da Educação para pensar e elaborar diretrizes para a educação do século 21. Esta comissão sugere que a educação organize-se em torno de quatro aprendizagens que fundamentam o conhecimento individual e o desenvolvimento da sociedade.

Desse modo, os resultados dos estudos dessa comissão, estão consubstanciados no relatório intitulado Educação: um tesouro e descobrir, mais conhecidos como Relatório Jacques Delors. No que propõe para a educação deste século, esse Relatório pode ser sintetizado em um dos seus parágrafos:

Para poder dar respostas ao conjunto de suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada individuo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão, aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, aprender a viver junto, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra os três precedentes. É claro que estas vias do saber constituem apenas uma, dado que existem entre elas múltiplos pontos de contato, de relacionamento e de permuta. (DELORS, 1998, p.89-90 Grifo nosso).

Conscientes da importância dos princípios citados acima é uma preocupação constante da escola formar alunos conscientes e críticos do seu papel na sociedade, bem como preparados para exercer sua cidadania.

Snapshot_246
Reproduzir vídeo

Nossa Maneira de Ensinar

A qualidade do Colégio Fênix na Educação, aplicada pelos nossos excelentes professores é potencializada com a relação de parceria mantida com o Sistema Anglo de Ensino.

Colégio Fênix, aqui se ensina, aqui se aprende!

Venha conhecer nosso jeito de educar

Nossa escola está nas redes sociais, está no site, está na lembrança de todos os alunos que passaram por aqui. Pode procurar, pode perguntar.

Mas, antes de tudo, nossa escola é um lugar concreto, um endereço. É um espaço de convivência, de troca de ideias e de experiências.

Venha conhecer nosso jeito de educar, de fazer do mundo um lugar melhor.

Rua Holanda, 881 (Boa Vista)

(41) 3356-2027

matrículas abertas!