Todos os conteúdos propostos para estruturação das diretrizes da Proposta Pedagógica devem priorizar a estimulação das potencialidades dos alunos.

O desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor estão diretamente comprometidos com a filosofia da escola, a competência da equipe pedagógica bem como a didática e criatividade dos professores.

Atividades extracurriculares são bem vindas desde que bem direcionadas, com o propósito de enaltecer a qualidade da educação proporcionando consciência crítica, sociabilização e reforço no aprendizado.

No Colégio Fênix as atividades extracurriculares são ministradas no contra turno, após o horário normal de aulas do período da tarde. Os professores não fazem parte do grupo docente do Colégio, mas prestam uma grande colaboração ao desenvolvimento dos alunos.

São ofertadas aulas de: judô, xadrez, capoeira, violão, futsal e teatro.